Saudade

A alguns anos anos atras quando saia de casa, seu Pedro porteiro do Condominio me dáva um sorriso largo muito branco e às vezes até comentava alguma coisa sobre o tempo enquanto eu retribuia o cumprimento . Seu Pedro, do sorriso branco, tem uma filha de 8 anos. Todos os dias ele fazia a lição com ela na portaria do condominio, e nos finais de semana fazia bico de pedreiro. "A gente tem que se virar pra dar estudo pra essa molecada, quem sabe o futuro deles possa ser diferente do meu..." ele meio envergonhado sem saber direito do quê, enquanto ele conclui: "Eu não tenho estudo, mas sei ler e escrever e, fazendo de conta que ajudo na lição da menina, ela sente que a gente se importa.",..Nunca vou me esquecer desta frase, ele já se foi há algum tempo atras,, ele faleceu, nem me lembro do que , e acho que nem quero saber , quero guardar a imagem dele vivo, prefiro assim, lembro dele meu coração aperta.
Quando eu chegava no Selmi, passava pelo seu Raimundo, porteiro da empresa Ele troca o L pelo "R" e sempre que eu lhe perguntava se está tudo bem, ele me respondia prontamente "tudo bem Seu Blandão"., e todos os dias no final da tarde eu dava carona pra este meu amigo, e quase toda semana ele me trazia um pedaço de bolo, que a esposa fazia e me dizia, olha seu Blandão, o bolo da minha esposa é pra agradecer a carona,, ele é unica pessoa que me chama de Brandão,,, a esposa ficou doente cancêr no intestino, e eu tenho medo de saber se ela morreu ou não,não sei como conforta-lo.
Todos os dias, seu Gonçalves do refeitório me fazia um mimo enquanto eu esperava pelo café da tarde,. Já tinha virado um ritual de final de tarde. Eu pedia um misto quente e enquanto eu aguardava ele me fazia um chocolate e lá vinha Seu Gonçalves com seu sorriso tímido um misto quente, e um copaço de chocolate com leite,o queijo derretia na boca. Hoje,. liguei para um amigo para bater papo por uns minutinhos. Descobri que Seu Raimundo já faleceu a algum tempo e quase toda semana perguntava de mim e me mandava um abraço,, e eu não tive tempo de me despedir dele , isto me deixou coração aflito:
Seu Gonçalves, uma vez me disse — sempre sorrindo — que o sonho dele era comprar um terreno, e eu sem saber porque disse a ele não é tão dificil Seu Gonçalves, o negocio e fazer economia, e guardar dinheiro e cortar tudo o que não é necessario, e quando eu disse isso a ele, ele mentalizou e me olhou nos olhos e respondeu que iria comprar um terreno., meses depois ele me ligou e disse que tinha comprado um terreno no Jd. Amanda, fiquei feliz, e ele ainda me disse. será que consigo construir uma casa? Nada de luxo, o senhor sabe..,Lógico Seu Gonçalves, lógico,tudo é possivel E eu nem sei se meu amigo conseguiu.

Seu Gonçalves, seu Pedro e seu Raimundo. Três pessoas humildemente fantásticas que me ensinaram que você é aquilo que busca. Simples assim.,,E as vezes me pergunto se vale a pena ficar longe dos amigos , da familia , do grande amor da sua Vida, só por causa do dinheiro,só pra ser mais um, as vezes me dá ate vontade de chorar..