Celebrar

Fim de tarde ,o ar frio levemente me toca a pele, alguns poucos raios de sol tenuamente tocam as nuvens... Embriagado por uma saudade que não sei de onde vem permaneço imóvel em contemplação...
Amanha despertarei e ficarei feliz. Feliz por mais uma oportunidade de viver, de amar, de ser amado...
A celebração do final de mais um dia é como aceitar que erramos, mas também aceitar uma nova possibilidade, a possibilidade de amanhã fazermos tudo melhor, amanhã posso amar mais,me dedicar mais, ser mais atencioso, assim devemos fazer todos os dias , celebrar cada dia que começa,e agradecer por cada dia que termina.


Jairo Gudzowskyj Brandão

A Festa

debruçava-se sobre o meu leito como se eu já estivesse morto, tomou posse dos meus pensamentos , das minhas historias e do meu ser,tocou a minha musica no desfile fúnebre - serviu meus pratos aos convidados em cerimonia espiritual, arou a minha terra e plantou minhas sementes ,queimou meu corpo com incenso e espalhou a todos os cantos,todos agora tinham o meu cheiro, contou de mim coisas que eu nem lembrava, pendurou o meu retrato do lado de fora, abriu minhas cartas releu minha poesias.
Degustou meu sorriso entre os meus amigos.roubou minha inspiração rasgando-me a carne, sem piedade cobriu-me de espinhos, comemorou minha ausência com vinho e mel, tentou descobrir minha origem e meu céu, tentou se desfazer de mim em missa de festa, mas meu sonho não permitiu,eu não estava presente , aquele não era eu, meus amigos me protegem do mal e desta festa não participei.



Jairo Gudzowskyj Brandão

Esquecidos

Encostou a cabeça no travesseiro e pensou sobre sua vida,e descobriu que sua vida não teve nada de extraordinario,nao havia feito nenhuma loucura, não havia tido nenhuma paixão avassaladora, perdeu o sono, levantou-se foi ate a sala, sentiu-se distante de todos os seus sonhos, lembrou que já fazia algum tempo que não sentia o calor de outro corpo sobre o seu, pensou na unica e morna paixão que teve na vida,sentiu uma pontada forte no peito e chorou, um choro tambem morno, correu os dedos pelo rosto mohado pelas lagrimas, sentiu-se fria,um medo forte da vida lhe arrepiou todo o corpo,e neste momento sentiu raiva de si mesma,decidiu então sair virou-se para o espelho e se observou por um segudo,passou o batom nos labios e ajeitou os cabelos loiros,admirou-se mais uma vez e sorriu, pensando em poder ser novamente uma mulher desejada,lavou o rosto,limpou o Batom,bagunçou as madeixas longas e loiras, deu um suspiro de alivio, deitou-se e dormiu, dormiu o sono dos esquecidos..


Jairo Gudzowskyj BRandão

Relicário

Ela guardou aquele biilhete,que era quase uma poesia, um pedaço de guardanapo do restaurante ,rasgado ao meio que ele havia lhe escrito algo ,talvez fosse uma poesia,um poema,uma musica. Guardou como se fosse uma relíquia,e sempre se agarrava a ele nos momentos de solidão, o nome no final da escrita continha toda a paixão e ternura que lhe faltou durante toda a vida.



Jairo Gudzowskyj Brandão

A Cura

A dor ainda permanecia na alma delicada. O resto de amor continuava ali, só que gélido, e apertando o peito. Aquela sensação e a culpa misturavam-se em sentimentos confusos, e a confusão tornava a alma ainda mais fria e mais distante.
Ela queria ter sido sincera e dito tudo o que sentiu naquele minuto, mas tudo que conseguiu transmitir foi o silencio. Ela queria ter sido tomada por uma furia louca, mas tudo o que conseguiu foi calar-se.
Embora trocassem olhares, sabiam que a culpa era recíproca,e veio o desejo , desejo de fuja de escuridão e paz.ela sentiu um gosto amargo na boca, e viu no olhar dele uma indiferença enorme,mas sua alma mesmo machucada pensou que poderiam tentar reconciliação, mas que preferiram ir embora enroscados em solidão,magoa e dor.
A dor pingava da alma num soluço cético,nada poderia ser feito agora ,ela deixaria pra amanhã, e talvez amanhã ela acordasse curada,


Jairo Gudzowskyj Brandão

Desejo

....Parei de perceber os meus proprios pecados, parei de me olhar tão de perto ao espelho,parei de contar o troco e as moedas,parei de ser educado apenas por educação, passei a perceber meus erros mais discretos, passei a olhar as pessoas nos olhos, passei a dar motivos aos meus motivos, passei a usar palavras diretas e sinceras, mas não consigo parar de pensar em você um só segundo.

Jairo Gudzowskyj Brandão

Benção

A fé move a montanha
A fé corrompe o soldado na campanha
A fé constroi o amor
A fé restringe o pudor
Há fé no altar e na cruz
Há fé no sangue e no pus
Há fé no religioso fanático
Há fé no ateu lunático
Muita fé na gravidez da mulher.
Muita fé pro que der e vier
Muita fé pra quem recebe a tortura
Muita fé pra entender a loucura
Fé pra amar de verdade
Fé pra receber com bondade
Fé pra agradecer a benção
Fé pra continuar agradecendo.


Jairo Gudzowskyj Brandão

Encontro

...Um abraço apertado marcou o amanhecer dos dois. nada era planejado nem o dia nem a noite, mas naquela manhã trocaram um beijo docê e sincero, e ela em tom de brincadeira, disse o quanto a beleza dele era perturbadora.Ele sorriu e disse não acreditar, ela explicou pela milésima vez o quanto o sexo lhe fazia bem. Conversas sinceras, risadas discretas. Ele já estava de saida quando ela o chamou -" O meu beijo!! você vai sair sem me beijar?" sussurrou ela, "Eu logo volto", respondeu ele, ainda entrelaçado ao corpo dela. O cheiro do cabelo dela fez com que ele fechasse os olhos e sentisse o abraço ainda mais forte. A noite de volta a ela Risadas gostosas, conversas sobre a vida.. Ele era a perdição dela, e ela o pecado mais gostoso dele, se olharam deitados na cama e a maciez da boca dela encontrou a dele. Foi rápido, um instante de beijo, mais um abraço apertado. e dormiram como sempre faziam abraçados.



Jairo Gudzowskyj Brandão

Contexto

Ao meu contexto tudo me parece óbvio, tudo que é óbvio me parece certo, toda esta certeza me deixa confusso,esta confussão não faz nenhum sentido.


Jairo Gudzowskyj Brandão

Preferida

Pelo olhar distantes e forte sei que é você que penetra em mim.Minha alma apertada, meu pensamento antigo de tantos anos ainda lembra do seu jeito, não consigo senão sentir com esta minha memoria vespertina uma saudade gostosa, a dor dos amores que já tantas vezes fizeram dilatar minha pupila, já não importa mais, já não são incomodos apenas preenchem um espaço antes vazio. O que importa mesmo é a ternura que seu olhar me transmite,é assim então que se abre um porta no tempo e relembro o começo, e como em um filme antigo vejo cena a cena cada momento, cada instante,cada paisagem.
Sinto o seu cheiro em tudo que me chama atenção, vejo você em tudo que é óbvio, vejo você em tudo que é simples, pois você é assim uma simplicidade harmoniosa,
Você é meu sentimento mais gostoso, minha saudade mais próxima,minha musica preferida.




Jairo Gudzowskyj Brandão

Velho



Sonhei que um velho indio me perguntava com um sorriso sincero:
- Voce tem sonhos?
- Sim, tenho os mesmos velhos sonhos todos os dias.
- É um bom sinal , sinal que os seus sonhos ainda não morreram.
- Estranho é saber que o um velho Indio não saiba que os sonhos nunca morrem.
- Voce sabe aonde se guarda o seu futuro?
- Sim, nos sonhos,nos meus , nos seus, nos de todo mundo.
- Voce esta certo mas alguns dos meus sonhos, no entanto, já viraram realidade, de outros desisti, outros viraram pesadelos que me assombram até hoje, na verdade este seu sonho sonho é meu, você é este velho Indio, tudo em você sou eu, você é um jovem com o espirito de um velho indio, aprenda agora a aproveitar bem os seus sonhos antes que eles se tornem pesadelos, não me deixe guardado no escuro da sua alma.
O Indio me deu mais um sorriso sincero e partiu, não entendi este confronto entre ele e eu, mas sei que na verdade aquele velho indio sou eu..




Jairo Gudzowskyj Brandão

Ela sempre foi assim, ou pelo menos é assim desde que a conheço. Ela sempre pensa no pior, sempre acha que vai morrer, morrer por tudo, morrer de saudade, morrer de rir, morrer de chorar, morrer de medo, morrer de felicidade,morrer de tesão ,morrer de morte morrida, morrer de morrer.
Ela quer sempre uma explicação, quer sempre um papo cabeça,, quer sempre discutir a relação, Ela é sempre ela mesma,E sempre a mesma, vê, ouve, Sorri,e pensa em tudo ao mesmo tempo, ela tem o costume de esquecer da sua dor,e sentir a dor dos outros ,ela quer ir ao fim de tudo, ao fim do dia, ao fim da semana, ao fim do livro, ao fim do fim, ela não gosta de rotina,mas não enjoa das pessoas, acredita na fé e na amizade, crê em Deus e no amor.
Acho ate que ela poderia se chamar Maria, Maria das Dores,Maria da Graça, Maria dos Prazeres, Maria Aparecida,Maria da Anunciação,Maria Maria,Maria da Fé,MAria dos Anjos.

Mas o Nome dela é Sonia.




Jairo Gudzowskyj Brandão

Espirito



Por amar demais
Fui condenado
Por Sonhar demais
Me enganei sozinho
Por falta de tempo
Perdi uma oportunidade
Por desespero
Esqueci do que era capaz
Por excesso de opnião
Desequilibrei-me sozinho
Mas nos meus acertos
Libertei o meu espirito.

Jairo Gudzowskyj Brandão